Quarta-feira, 4 de Agosto de 2021
©Elsa Nibra

Pandemia acentua o isolamento dos mais velhos

Em 2020, através da operação Censos Sénior, foram identificados cerca de 42 mil idosos em situação de isolamento em Portugal, com o distrito de Vila Real a liderar a tabela, sendo que a pandemia veio agravar a situação, sobretudo nos meios rurais. Ainda assim, não há registo de aumento de burlas.

-PUB-

Saímos cedo de Vila Real rumo a Alijó onde nos esperam militares da GNR e a responsável pelo CLDS 4G da Santa Casa da Misericórdia local.

O dia é de visita a uma das freguesias do concelho, com vista à sensibilização dos mais velhos para possíveis burlas, mas também para identificar os que vivem sozinhos ou isolados, uma situação que com a pandemia se agravou.

Psicóloga de profissão, Olga Pereira, do CLDS 4G, tem percorrido o concelho e o diagnóstico é preocupante. “Há muitas pessoas a viverem sozinhas, sem qualquer tipo de apoio ou suporte familiar e muitas delas apoiam-se nas juntas de freguesia ou entidades que estão próximas”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.