Podcast colocou comunicação no centro da “discussão”

Os portugueses têm vindo a gastar cada vez mais dinheiro em livros, mas isso não tem reflexo nos hábitos de leitura. De acordo com um estudo da Universidade Católica, mais de 86% dos jovens portugueses diz ter lido um livro em 2023, “uma diferença de quase 30 pontos percentuais face a jornais e revistas”.

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Os dados do inquérito mostram que “dos cerca de 59% de jovens portugueses que assume ter lido jornais em 2023, a maioria assume fazê-lo com uma regularidade média”. Contudo, olhando para o interior do país, leram-se mais jornais (62,5%) e revistas (56.7%) do que na região metropolitana (56,4% e 49,5%, respetivamente), no último ano.

Os jornais têm vindo a perder terreno, sobretudo no formato em papel, motivo pelo qual o jornal A Voz de Trás-os-Montes realizou, nos últimos três anos, a iniciativa “O jornal vai à escola”, com o objetivo de estimular os mais novos para a leitura e para a escrita.

Este ano, decidimos “mudar” o foco e, tendo em conta que a procura por podcasts tem vindo a crescer, criámos o projeto “A falar é que a gente se entende”, com o objetivo de promover o exercício de uma cidadania ativa e plena, bem como incentivar a uma participação e utilização consciente da comunicação social.

Para isso, foram convidadas várias entidades, de diversas áreas, para, numa conversa informal, colocar a comunicação no centro da discussão.

Neste projeto quisemos refletir sobre o papel dos meios da comunicação social num regime democrático, sensibilizar os participantes para a função e importância dos media na formação de uma opinião sobre o mais variados temas, melhorar e estabelecer uma relação mais próxima com a comunidade local, promover uma utilização consciente dos meios de comunicação social e, claro, estimular o interesse pela imprensa regional.

Assim, alguns meses e 13 episódios depois do início deste podcast, chega às bancas um suplemento especial dedicado ao projeto, onde os nossos leitores terão a oportunidade de perceber qual a opinião das várias entidades convidadas (autarquias, associações, escolas, bombeiros, clubes de futebol) sobre comunicação e o papel da comunicação social.

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