Este projeto teve como objetivos primordiais conhecer os processos associados à produção de uma edição impressa, compreender a importância dos Media (tradicionais e digitais) e desenvolver as competências em literacia desses mesmos Media. Deste modo, deve existir uma emergência educativa que permita aos alunos usar a mensagem informativa em segurança e também analisar criticamente os conteúdos.
A primeira etapa consistiu numa apresentação e demonstração prática na Escola, através da qual os alunos participantes (turmas 9ºA e 9ºC de Vila Pouca de Aguiar) foram convidados a simular a composição de uma notícia escrita e a realizar uma reportagem jornalística. Previamente conheceram a história do jornal “A Voz de Trás-os-Montes” e interagiram com a equipa do jornal composta por uma jornalista, um fotojornalista e uma maquetista. Este evento contou, igualmente, com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar e alguns professores que se associaram ao projeto.
Na segunda etapa, que ocorreu durante o mês de novembro, os alunos selecionaram, recolheram e produziram informação para desenvolver em textos de caráter jornalístico. As temáticas foram variadas, desde as atividades da nossa Escola até assuntos da sociedade atual, passando, ainda por reflexões pessoais.
No final do projeto (dezembro) foi produzido e distribuído um suplemento vai sair, gratuitamente, com a edição semanal do jornal A Voz de Trás-os-Montes”.
Terminadas as atividades do Projeto, “A Voz de Trás-os-Montes” vai oferecer uma assinatura (Papel + Digital) ao nosso estabelecimento escolar, para que possamos continuar a acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Jornal.
Conteúdo produzido pelo agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar