O programa teve início com uma tertúlia denominada “Harmonização do Vinho do Porto com Gastronomia Regional”, com o serviço a ser efetuado pelos alunos da ESPRODOURO – Escola Profissional do Alto Douro e contou com a participação e moderação do professor e historiador Gonçalves Guimarães e do enólogo David Guimaraens.
A tertúlia teve como anfitrião o presidente da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, do deputado João Azevedo, do reitor da UTAD, Emídio Gomes, do presidente do IPG, Joaquim Brigas, do secretário-geral da AMPV, José Arruda, da diretora do Museu do Côa, Aida Carvalho, do presidente da Liga dos Amigos do Douro, António Saraiva, do diretor Operacional da TPNP, Marco Sousa, representantes da Taylors, Churchills, Grancruz, Real Companhia Velha, Messias e Quevedo, os Presidentes das Adegas Cooperativas de S. João da Pesqueira e Trevões, entre outros convidados.
Nesta sessão, foi também apresentado o doce Coração do Douro, criado à base de vinho do Porto e que resulta de um concurso aberto pelo município com vista à criação de um produto de doçaria típico do concelho. O doce vai ser depois vendido nos vários eventos que decorrem no concelho e nas feiras nacionais e internacionais em que o município participa.
O programa terminou com chave de ouro, com a atuação de Bruna Costa, no Wine Bar do Museu do Vinho, onde foi possível experimentar alguns dos excelentes vinhos produzidos no concelho de S. João da Pesqueira.
Com a afirmação do Douro como Cidade Europeia do Vinho 2023, os municípios da CIM Douro vão ter ao longo deste ano diversos “eventos âncora”, para divulgar o Douro enquanto território.
Também este ano, no Museu do Vinho, vai decorrer, no mês de maio, o Concurso Cidade do Vinho 2023, promovido pela AMPV.