Começa hoje a 42.º Edição da FITUR – Feira de Turismo de Madrid, que é a principal feira de turismo para o mercado ibero-americano e a segunda mais importante a nível mundial, cujo objetivo é favorecer e impulsionar acordos e contactos comerciais entre as empresas do setor.
Cada edição de FITUR reúne mais de 11000 empresas de 165 países, assim como representações oficiais de grande parte dos países.
A sua grande representatividade é igualmente reconhecida pelo apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT), organismo com sede em Madrid, vínculo que também se materializa no âmbito da Junta Diretiva de Membros da OMT que atualmente é presidida pelo IFEMA/FITUR.
Consciente desta importância, o município de S. João da Pesqueira no seguimento da sua participação em 2021, será mais uma vez um dos poucos concelhos do Norte e o único do Douro a estar presente nesta edição. Para o município, é estratégico continuar a apoiar iniciativas que visem a internacionalização dos produtos locais, bem como a dinamização da economia do concelho através da promoção dos seus produtos endógenos.
O presidente da Câmara, Manuel Cordeiro, revela que “a nossa participação resulta de um plano estratégico que visa a presença nos maiores eventos ibéricos do setor do turismo e agricultura”. Desta forma, pretende-se “divulgar e vender o nosso território” através da promoção dos nossos produtos endógenos – como o vinho e o azeite – e uma “maior notoriedade dos nossos recursos turísticos, bem como dos nossos parceiros locais, os restaurantes e o alojamento”.