Sexta-feira, 5 de Junho de 2026

Semana Cultural é o “ex-líbris” do Berço D’Ouro

De 25 a 29 de julho, a cultura volta a sair à rua em Santa Marta de Penaguião com a realização da 34.ª edição da Semana Cultural, um evento já emblemático do concelho e que, este ano, homenageia Santa Martha, Padroeira da Região Demarcada do Douro.

CONTEÚDO PATROCINADO >

Este ano, o evento assume um cariz ainda mais simbólico ao estar integrado nas celebrações do Ano Oficial da Padroeira, reforçando a ligação entre a tradição religiosa e a expressão cultural.

“É o nosso ex-líbris e o momento alto da nossa cultura. Pegámos na temática do ano da Padroeira para dar ainda mais significado a esta semana, mantendo um alinhamento que tem resultado e que torna este evento único”, destaca Sílvia Silva, vice-presidente da Câmara Municipal.

A autarca sublinha que o coração da Semana Cultural está na participação da comunidade local:

“A base deste evento são as nossas coletividades, os grupos culturais, os jovens, as crianças e as associações desportivas. A eles juntamos um programa que atrai muita gente ao concelho.”

O cartaz de 2025 conjuga nomes sonantes da música nacional com talentos da terra. Entre os artistas convidados estão Karetus, DJ Overule, Calema, Miguel Gameiro e Lucy Teixeira, esta última, natural do concelho. O programa inclui ainda o tradicional cortejo etnográfico, stands de artesanato, momentos de folclore, tunas e cantares populares, e a já habitual oferta gastronómica, que agrada a todas as idades.

“É um evento que se realiza desde 1986. Mantivemos o projeto, mas fizemos as adaptações necessárias para o enriquecer. É com orgulho que dizemos que, só com os nossos grupos locais, conseguiríamos preencher uma semana inteira de programação, mas acrescentar valor é sempre importante”, afirma Luís Machado, presidente da Câmara Municipal.

O autarca recorda a longevidade da iniciativa, que já atravessou quatro gerações, e destaca a sua relevância a nível nacional:

“A Semana Cultural é um verdadeiro símbolo de Santa Marta de Penaguião. Um modelo que tivemos a coragem de manter, sempre com as atualizações que os tempos exigem.”

Outros Artigos

“A promoção do território é um desígnio dos municípios e levamos isso muito a sério”

Pedro Lima está à frente dos destinos do Município de Vila Flor há quase quatro anos, e, neste período, destaca o investimento feito nas pessoas, nomeadamente nos cuidados aos idosos do concelho, mas também em infraestruturas relevantes, como o regadio de Freixiel. E para os próximos anos estão projetados investimentos de 12 milhões

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

Ecomuseu guarda a história e tradições do Barroso

Com vários polos espalhados pelo concelho, o Ecomuseu do Barroso tem como missão salvaguardar e perpetuar o património cultural e material, as tradições e a ruralidade que são características deste território.

Raça Barrosã cada vez mais valorizada pela qualidade

No concelho de Montalegre, tem vindo a aumentar o número de criadores e também de efetivo desta raça autóctone. Atualmente, existem cerca de 2.500 animais adultos (fêmeas e machos), e só no ano passado registaram-se 1.577 nascimentos.

Requalificação do Parque de Campismo dá lugar ao Eco Park

Arrojado, inovador, atrativo e projetado para responder às tendências de mercado e expectativas dos turistas atuais, a criação do Vila Flor Ecopark assenta numa estratégia de qualificar a oferta com o compromisso de sustentabilidade ambiental, económica e social.

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

Boticas Parque uma porta de entrada no concelho

O Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade, situado no concelho de Boticas e que abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça, é um centro de natureza e biodiversidade que promove o turismo sustentável, a educação ambiental e a valorização dos recursos locais.

28 bolsas de estudo entregues a alunos do Ensino Superior

Os alunos abrangidos por esta medida receberam, no ano passado, um apoio financeiro no valor de mil euros, para fazer face às despesas associadas aos estudos. Este apoio, dado pela autarquia, pretende criar condições para que os mais jovens possam prosseguir com os seus estudos.