Domingo, 12 de Julho de 2026

Território de natureza, cultura e desenvolvimento

Conhecido, por muitos, pelo Santuário da Senhora da Graça, Mondim de Basto é um concelho banhado pela natureza e cheio de cultura. Há muito para ver e fazer neste território que faz a fronteira entre Trás-os-Montes e o Minho

CONTEÚDO PATROCINADO >

Mondim de Basto, situado no coração de Trás-os-Montes e do Tâmega e Sousa, é um concelho rico em património natural, histórico e social, e com um forte compromisso com o desenvolvimento e qualidade de vida dos habitantes.

O concelho tem 6.405 habitantes e, à semelhança do que acontece um pouco por todo o interior do país, tem vindo a perder população ao longo dos anos. Se recuarmos até 1960, Mondim de Basto tinha 10.328 habitantes, baixando, depois, para 9.640 (em 1970), 8.573 (em 2001) e para 7.493 (em 2011).

Com uma área total de 172 km², o concelho de Mondim de Basto está dividido em seis freguesias. É limitado a nordeste por Ribeira de Pena, a sudeste por Vila Real, a sudoeste por Amarante, a oeste por Celorico de Basto e a noroeste por Cabeceiras de Basto.
Um dos pontos mais emblemáticos deste concelho é o Monte Farinha, conhecido como Monte da Senhora da Graça, que se ergue a 900 metros de altitude, oferecendo uma vista panorâmica sobre vales, serras e aldeias.

Outro dos ex-líbris de Mondim de Basto dá pelo nome de Fisgas de Ermelo. Trata-se de uma cascata da qual o rio Olo cai de uma altura de cerca de 200 metros. É uma das maiores quedas de água de Portugal. As Fisgas de Ermelo estão localizadas no Parque Natural do Alvão, criado em 1983. É o mais pequeno do país, com uma área de cerca de 72 km², e a sua gestão é partilhada com o concelho vizinho de Vila Real.

A nível económico, destaque para a agricultura e para a pecuária, que desempenham um papel crucial na subsistência da população. Quanto à gastronomia, destaque para a carne maronesa, para o cabrito assado, os milhos com carne de porco e para os enchidos. Para sobremesa, nada melhor que um pão-de-ló húmido, cavacas ou mel. Tudo isto “regado” com um bom vinho verde.

Quanto à história deste concelho, remonta a tempos muito antigos, com a presença de povoados castrejos na região. Mondim de Basto recebeu o seu foral, que garantia direitos e obrigações aos moradores, no século XIII, confirmado posteriormente por D. Manuel I, em 1514. A figura de D. Nuno Álvares Pereira é também associada a Mondim de Basto, pois reza a história que recrutou homens neste concelho para as batalhas da Restauração, incluindo Aljubarrota. A história de Mondim de Basto é também entrelaçada com lendas e tradições populares.

Outros Artigos

Um cartão de visita chamado EN2

A Estrada Nacional 2 (EN2) é um símbolo de identidade e ligação entre o norte e o sul de Portugal, atravessando o país de lés a lés, entre Chaves e Faro, ao longo de 739 quilómetros.

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

28 bolsas de estudo entregues a alunos do Ensino Superior

Os alunos abrangidos por esta medida receberam, no ano passado, um apoio financeiro no valor de mil euros, para fazer face às despesas associadas aos estudos. Este apoio, dado pela autarquia, pretende criar condições para que os mais jovens possam prosseguir com os seus estudos.

Rijomax: o relógio mais completo do mundo

Com dois metros de altura, o Rijomax é considerado o relógio mais completo do mundo. Começou a ser construído em 1945, por Amândio José Ribeiro, e ficou pronto em 1973. Foram 28 anos e 16 mil horas de trabalho

Raça Barrosã cada vez mais valorizada pela qualidade

No concelho de Montalegre, tem vindo a aumentar o número de criadores e também de efetivo desta raça autóctone. Atualmente, existem cerca de 2.500 animais adultos (fêmeas e machos), e só no ano passado registaram-se 1.577 nascimentos.

Requalificação do Parque de Campismo dá lugar ao Eco Park

Arrojado, inovador, atrativo e projetado para responder às tendências de mercado e expectativas dos turistas atuais, a criação do Vila Flor Ecopark assenta numa estratégia de qualificar a oferta com o compromisso de sustentabilidade ambiental, económica e social.

Uma viagem pelos encantos de Santa Marta de Penaguião

Limitado a norte por Vila Real e a sul por Peso da Régua, o concelho de Santa Marta de Penaguião, situado no coração da Região Demarcada do Douro, convida-o a descobrir vinhedos intermináveis, paisagens de cortar a respiração e miradouros que guardam séculos de história.

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

Boticas Parque uma porta de entrada no concelho

O Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade, situado no concelho de Boticas e que abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça, é um centro de natureza e biodiversidade que promove o turismo sustentável, a educação ambiental e a valorização dos recursos locais.

28 bolsas de estudo entregues a alunos do Ensino Superior

Os alunos abrangidos por esta medida receberam, no ano passado, um apoio financeiro no valor de mil euros, para fazer face às despesas associadas aos estudos. Este apoio, dado pela autarquia, pretende criar condições para que os mais jovens possam prosseguir com os seus estudos.