As nossas empresas têm pouca escala, são maioritariamente micro e pequenas empresas e sofrem dos mesmos problemas: falta de liquidez e pouca capitalização, fraca produtividade e são assoladas com uma carga fiscal brutal e desproporcional que as sufoca diariamente.
Perante este cenário, a Nervir – Associação Empresarial desempenha um papel muito importante no desenvolvimento económico da região do Douro e Trás-os-Montes, como no apoio à criação de novas empresas, no desenvolvimento de projetos de investimento que ajudam as empresas no seu processo de crescimento e inovação assim como no processo de formação e desenvolvimento pessoal dos colaboradores das nossas empresas. O projeto “Leader Mais Digital”, um consórcio com a UTAD, a decorrer até setembro de 2025, que visa o reforço de competências na área digital, é um exemplo flagrante do papel da Nervir, enquanto entidade formadora.
Continuaremos o foco no apoio à internacionalização das nossas empresas, uma estratégia vital para o reforço de escala e para a globalização do nosso tecido empresarial.
No ensino profissional, a Escola da Nervir quer assumir-se como uma referência na região e para isso estamos a criar um conjunto de novas ferramentas e novas áreas de ensino, que visem a colocação no mercado de melhores quadros para as nossas empresas.
A Nervir – Associação Empresarial está a preparar-se internamente para, nos próximos 10 anos, ser cada vez mais uma associação moderna, focada nos seus associados, desempenhando um papel absolutamente estratégico no desenvolvimento da região. Para isso precisamos continuamente que as nossas empresas se associem à Nervir – Associação Empresarial e fortaleçam cada vez mais o movimento associativo, porque juntos somos mais fortes.