Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021
Tags Exploração

Tópico: Exploração

PREMIUM

Protesto contra as minas juntou dezenas de pessoas em Covas do Barroso

O acampamento de cinco dias em defesa do Barroso, que moveu cerca de 300 pessoas, culminou, no dia 18 de agosto, numa ação simbólica. Entre cartazes, palavras de ordem, cânticos, chocalhos, sacholas e bombos, reiterou-se a mensagem “Não à mina, sim à vida”

PREMIUM

“É uma realidade mais próxima que aquilo que imaginamos”

Há quem lhe chame a escravatura dos tempos modernos. O tráfico de pessoas é um crime que viola os direitos humanos e “é uma realidade mais próxima que aquilo que imaginamos”.

Os prejudicados do lítio

Na Edição 3677 deste jornal, há 15 dias, o Senhor Armando Moreira, no seu habitual artigo de opinião, manifestava a sua perplexidade perante a relutância das populações de Barroso em permitirem a exploração do lítio.

Prazo da consulta pública sobre Mina do Barroso foi prolongado

O período de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da Mina do Barroso, prevista para Boticas, distrito de Vila Real, foi prorrogado até 16 de julho, informou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Fernando Queiroga diz que mina de lítio é uma “catástrofe”

O presidente da Câmara de Boticas classificou hoje como "uma catástrofe" a exploração de lítio prevista para o concelho e salientou que esta mina vai contra o Património Agrícola Mundial, distinção conquistada pelo Barroso há três anos.

Associação contra mina de lítio lamenta conformidade de Estudo Ambiental

A associação que contesta o projeto de exploração de lítio em Boticas lamentou hoje que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tenha declarado a conformidade do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), aguardando “com expectativa” a sua consulta pública.

Minerália quer retomar extração de volfrâmio nas Minas da Borralha em Montalegre

A Minerália quer reaproveitar área da antiga mina da Borralha, Montalegre, para a extração de volfrâmio no âmbito de um projeto que “almeja a sustentabilidade”, prevê investir mais de 10 milhões de euros e criar 50 empregos diretos.

Retoma da exploração de volfrâmio em Montalegre com receção polarizante

A exploração de volfrâmio poderá ser retomada nas Minas da Borralha, Montalegre, através de um projeto da empresa Minerália que localmente é considerado importante para a atividade económica e é também contestado pelos impactos que poderá provocar.
00:03:48

Arrancou a exploração de ferro em Torre de Moncorvo

Início da exploração foi marcado pelo gesto simbólico da administradora da empresa britânica Aethel Mining, que partiu uma pedra no lugar da Mua.

 

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS