Domingo, 25 de Setembro de 2022

Trabalhadores da recolha do lixo em greve

Os trabalhadores da FCC Portugal cumprem, hoje e amanhã, dois dias de greve. Pedem melhoria dos salários e das condições laborais. Em Vila Real, a adesão ronda os 90%.

-PUB-

Hoje e amanhã a recolha de lixo no concelho de Vila Real vai estar condicionada, isto porque os trabalhadores da FCC Portugal, empresa responsável pela recolha de resíduos no concelho, estão em greve.

“Estamos a falar numa adesão de 90%”, indica Paula Dias, dirigente sindical, acrescentando que “só não foi total porque houve trabalhadores que, por medo de não verem os seus contratos renovados, não aderiram”.

Paula Dias frisa que “estes trabalhadores apresentaram um caderno de reinvindicações à empresa, em abril, sendo que nenhuma foi atendida”.

Entre as reinvindicações estão o aumento do salário dos motoristas para 850 euros e dos cantoneiros para 750 euros, “algo que já acontece em outras empresas do setor”, vinca.

A estas junta-se o aumento do subsídio de alimentação para 7,50 euros, com Paula Dias a referir que “a empresa pratica valores diferentes entre trabalhadores, com uns a receberem, por exemplo, três euros de subsídio e outros seis, o que não se compreende”.

Depois da greve, os trabalhadores vão deixar de fazer horas extraordinárias, como forma de “mostrar o seu desagrado”, até porque “não são valorizados pelo trabalho que desempenham”.

Em Vila Real são cerca de 20 os trabalhadores da FCC, sendo que 90% aderiu à greve.

Notícia desenvolvida na edição de 18 de agosto

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.