Em comunicado, a autarquia de Mondim de Basto explica que o Leilão das Carnes de Travassos “é um costume antigo, que se pretende preservar, em conjunto com a população, e que marca o domingo magro de Carnaval, com momentos de animação, descoberta e partilha de saberes.
O programa de animação “recria algumas das vivências da aldeia – como é o caso da fogueira comunitária, da cozedura do pão e do próprio leilão das carnes – mas também proporciona novas experiências num ambiente tranquilo e revigorante”.
No sábado, dia 11, Travassos convida a conhecer a importância do pão, numa conferência que terá início às 15h00, junto da Capela de Santa Bárbara. Segue-se um momento de animação com o acender da fogueira comunitária, pão, caldo e música para todos os visitantes.
No domingo, as atividades iniciam com uma caminhada que vai ligar o Largo da Poça de Vilarinho à aldeia de Travassos. Um percurso linear, com nove quilómetros de distância, que vai percorrer o rico património natural e histórico destas aldeias.
Até ao anoitecer vão estar disponíveis bancas para a venda de produtos agrícolas, fumeiros e carnes de elevada qualidade; os doces e os vinhos verdes; as tasquinhas de petiscos e do maronês; a exposição de animais; o espaço criança; a sessão de pilates e o grupo Farra Fanfarra, atividades que vão dinamizar a aldeia.