O programa cultural envolve os dias de 17 a 25 de Abril e as associações culturais e recreativas são convidadas a atuar nos três concelhos. Ao longo da semana de celebração, os principais espaços culturais vão abraçar momentos de arte, literatura, performances, teatro e música, alusivos à democracia e à liberdade.
No dia 17 de abril, as comemorações inauguram-se em Alfandega da Fé, com um Sarau Literário, organizado pelo Agrupamento de Escolas. No dia 24 de abril, à noite, será apresentado, um Concerto dos Cravos no Auditório Manuel Faria, numa produção musical, da Associação Musical de Alfândega da Fé, com os artistas locais.
A peça teatral “Contar e Cantar Abril” irá ser representada nos três municípios. No dia 19 de abril, às 21 horas, em Macedo de Cavaleiros, no dia 20, pelas 21 horas, em Vinhais e em Alfândega da Fé, por sua vez, sobe ao palco a22 de abril às 21 horas.
Os três municípios irão ter uma semana de comemoração, com performances pelas ruas e espetáculos musicais.
O auge da comemoração é no dia 25 de Abril, quando será apresentadas as sessões solenes que evocam os 50 anos da Revolução dos Cravos.