Os dados da Operação “Páscoa 2022”, divulgados pela GNR são, para já, provisórios. De acordo com comunicado enviado à VTM, “em resultado das ações desencadeadas pelos militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito”, foram fiscalizados 18 022 condutores, dos quais, “310 conduziam com excesso de álcool e, destes, 186 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l”.
De acordo com a GNR, “foram ainda detidas 89 pessoas por conduzirem sem habilitação legal” para o efeito. “Das 3873 contraordenações rodoviárias detetadas destacam-se 2371 por excesso de velocidade, 300 por falta de inspeção periódica obrigatória, 78 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 96 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 179 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (e) 125 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório”.
Além destas, foram registados “676 acidentes rodoviários, de onde resultaram três vítimas mortais e 22 feridos graves”. De destacar que uma das vítimas mortais foi registada em consequência de um despiste de motociclo, no dia 15, no concelho de Vila Real, tal como noticiado pela VTM.