Lamego é uma cidade com história milenar que desempenhou um papel crucial em vários momentos importantes de Portugal. A sua origem remonta à época romana, quando era um importante centro urbano. Contudo, foi durante o período visigótico que Lamego ganhou destaque, tornando-se sede de bispado no século VII.
A cidade foi reconquistada aos mouros por Fernando Magno de Castela no século XI. No entanto, foi só no século XII que a cidade ganhou destaque na história de Portugal. Reza a tradição que foi em Lamego que se realizaram as Cortes de Lamego, onde D. Afonso Henriques terá sido aclamado como o primeiro rei de Portugal.
Localizado no distrito de Viseu, o concelho de Lamego tem cerca de 24 mil habitantes, espalhados por 18 freguesias, num total de 165,42 km², dos quais 1,3% é população estrangeira. Recuando até 1981, o concelho perdeu 8.982 habitantes até 2023.
E numa altura em que se fala de Portugal ser um país cada vez mais envelhecido, Lamego registou, em 2023, pouco mais que 120 nascimentos (124) e 303 óbitos. Quer isto dizer que o saldo natural, ou seja, a diferença entre nascimentos e mortes, é negativo (-179).
Olhando para o setor da educação, o concelho tem 4.050 alunos, dos quais 667 no ensino superior. Há no concelho 10 estabelecimentos de ensino pré-escolar, seis do 1º ciclo, três do 2º, quatro do 3º, quatro do ensino secundário e um de ensino superior.
A nível económico, a agricultura destaca-se, desde logo devido à produção de vinho do Porto e de vinho espumante. Estes produtos são, inclusive, os mais exportados no concelho.
No que diz respeito ao turismo, este setor é, também, uma importante fonte de receita para o concelho, atraindo visitantes interessados na história, cultura e paisagens da região.
Conhecido pela sua gastronomia, com destaque para o presunto, o cabrito assado e os vinhos da região, Lamego está situado numa região de beleza natural deslumbrante. Limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sudeste por Tarouca, a sudoeste por Castro de Aire e a oeste por Resende, Lamego é um concelho conhecido, também, pelo rico património histórico e natural que detém, com destaque para o imponente Santuário da Senhora dos Remédios ou o que resta do castelo que em tempos ali existiu.
Lamego recebeu o foral Manuelino a 3 de julho de 1514.



