Sexta-feira, 7 de Novembro de 2025
No menu items!

Um concelho rico em história

Com 24.129 habitantes, o concelho é rico em história e tradição. Da Romaria da Senhora dos Remédios, ao Entrudo de Lazarim, passando pela gastronomia, pelos edifícios cheios de história e pelo bem receber, não faltam motivos para visitar Lamego

CONTEÚDO PATROCINADO >

Lamego é uma cidade com história milenar que desempenhou um papel crucial em vários momentos importantes de Portugal. A sua origem remonta à época romana, quando era um importante centro urbano. Contudo, foi durante o período visigótico que Lamego ganhou destaque, tornando-se sede de bispado no século VII.

A cidade foi reconquistada aos mouros por Fernando Magno de Castela no século XI. No entanto, foi só no século XII que a cidade ganhou destaque na história de Portugal. Reza a tradição que foi em Lamego que se realizaram as Cortes de Lamego, onde D. Afonso Henriques terá sido aclamado como o primeiro rei de Portugal.

Localizado no distrito de Viseu, o concelho de Lamego tem cerca de 24 mil habitantes, espalhados por 18 freguesias, num total de 165,42 km², dos quais 1,3% é população estrangeira. Recuando até 1981, o concelho perdeu 8.982 habitantes até 2023.

E numa altura em que se fala de Portugal ser um país cada vez mais envelhecido, Lamego registou, em 2023, pouco mais que 120 nascimentos (124) e 303 óbitos. Quer isto dizer que o saldo natural, ou seja, a diferença entre nascimentos e mortes, é negativo (-179).

Olhando para o setor da educação, o concelho tem 4.050 alunos, dos quais 667 no ensino superior. Há no concelho 10 estabelecimentos de ensino pré-escolar, seis do 1º ciclo, três do 2º, quatro do 3º, quatro do ensino secundário e um de ensino superior.

A nível económico, a agricultura destaca-se, desde logo devido à produção de vinho do Porto e de vinho espumante. Estes produtos são, inclusive, os mais exportados no concelho. 

No que diz respeito ao turismo, este setor é, também, uma importante fonte de receita para o concelho, atraindo visitantes interessados na história, cultura e paisagens da região.

Conhecido pela sua gastronomia, com destaque para o presunto, o cabrito assado e os vinhos da região, Lamego está situado numa região de beleza natural deslumbrante. Limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sudeste por Tarouca, a sudoeste por Castro de Aire e a oeste por Resende, Lamego é um concelho conhecido, também, pelo rico património histórico e natural que detém, com destaque para o imponente Santuário da Senhora dos Remédios ou o que resta do castelo que em tempos ali existiu.

Lamego recebeu o foral Manuelino a 3 de julho de 1514.

Outros Artigos

Mel de Barroso reconhecido aqui e além fronteiras

O “Mel de Barroso” é produzido nas regiões de cota mais elevada do Barroso. As suas características particulares resultam de um extraordinário manto vegetal, composto, maioritariamente, por urzes, que além de proporcionarem um bom desenvolvimento das colónias das abelhas, originam o fabrico de um mel escuro muito apreciado.

Vinho dos Mortos: uma tradição que celebra a cultura e a história local

O Vinho dos Mortos é um vinho regional transmontano produzido com uvas provenientes de vinhas localizadas nas encostas da vila de Boticas, que possuem condições de clima e solo particulares. Uma região classificada como Património Agrícola Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Município incentiva crescimento populacional com apoios à natalidade

Boticas é considerado um dos municípios com mais incentivos à natalidade, sendo distinguido, há 11 anos consecutivos, como “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Uma inciativa criada pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, que tem como objetivo premiar e divulgar aquelas que considera ser as melhores práticas das câmaras municipais.

Boticas Parque uma porta de entrada no concelho

O Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade, situado no concelho de Boticas e que abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça, é um centro de natureza e biodiversidade que promove o turismo sustentável, a educação ambiental e a valorização dos recursos locais.

28 bolsas de estudo entregues a alunos do Ensino Superior

Os alunos abrangidos por esta medida receberam, no ano passado, um apoio financeiro no valor de mil euros, para fazer face às despesas associadas aos estudos. Este apoio, dado pela autarquia, pretende criar condições para que os mais jovens possam prosseguir com os seus estudos.