Segundo o presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, “é um estrangulamento impossível de corrigir” de outra forma “se não se derrubarem habitações”. “Esta solução permitirá voltar aos dois sentidos na Ponte de Ferro”, realça. O viaduto vai ligar a Avenida 1.º de Maio à ponte, para que seja possível circular em permanência no sentido da câmara municipal para a ponte, evitando o recurso aos semáforos, já que apesar de a ponte ter dois sentidos, na Miguel Bombarda a circulação acontece de forma alternada, encontrando-se a solução a ser trabalhada e aprofundada com a Infraestruturas de Portugal.
Outra das obras rodoviárias que visa contribuir para a melhoria da mobilidade em Vila Real será a nova ponte de Piscais, com um custo estimado de 1 milhão de euros. A atual travessia “é romana e apresenta grandes dificuldades de atravessamento”. Além das obras de requalificação desta infraestrutura, a solução para os automobilistas vai ser construir uma nova ponte ao lado, criando “mais uma zona de atravessamento do rio Corgo e para que o património não se degrade”, frisou o autarca.
Em relação a ambas as empreitadas, o município está a trabalhar no projeto de execução. “Estamos em acertos, porque isto exige pareces, como da Direção Regional da Cultura do Norte, da Infraestruturas de Portugal”, mas garante que estão “em fase de negociação avançada para encontrar um projeto final para lançar estas obras”, admitindo que é cedo para se avançar com datas para a sua concretização.
Rui Santos espera, no entanto, conseguir financiamento para estas duas obras. “Vamos aproveitar o facto de iniciarmos agora um quadro comunitário”.
O executivo municipal está também a trabalhar na criação de uma nova variante a poente de ligação da A4 ao IP4, que “permitiria desviar o trânsito do centro da cidade que vem a montante, da A4”. Esta solução, que está numa fase “mais atrasada”, custaria 8 milhões de euros.
O autarca socialista garante que a aposta na mobilidade “sempre foi prioridade”, destacando que no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) foram requalificadas 50 ruas no centro da cidade, tendo este programa como prazo 2023. “Vamos acabar o PEDU até final deste ano, inaugurar o Centro Regional de Proteção Civil, o pavilhão da Diogo Cão, a central do Biel, os elevadores, temos ainda muita obra para concretizar até ao final do ano”, garantiu o presidente do Município, que espera também ter tudo preparado, ainda este ano, para lançar o concurso público internacional para as novas piscinas, assim como a obra dos parques de estacionamento ao lado do seminário e na rua dos Ferreiros.
98 ANOS DE CIDADE
As novidades foram avançadas nas comemorações do 98.º aniversário de elevação de Vila Real a cidade, que decorreram quinta-feira, no Teatro Municipal, e que ficaram também marcadas pela atribuição de distinções honoríficas a cidadãos, empresas e instituições. O Município de Vila Real entregou a Medalha de Ouro da Cidade à Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro do Rio de Janeiro, a Medalha de Ouro de Mérito Municipal ao Comando da PSP de Vila Real, a Fernando Botelho de Albuquerque (a título póstumo), e ao grupo dos Escuteiros da Bila. Com a Medalha de Prata de Mérito Municipal foram distinguidos o Académico Alves Roçadas, o restaurante Cenáculo do Leitão, as empresas Fribila e JME, o jogador de andebol Leonel Fernandes, Henrique Soares Pereira, Carlos Morais, Fan Yanneng (a título póstumo), José Paulo Santos e Maria Júlia Campos (a título póstumo). Já ao Ginásio Clube de Vila Real e à Ana Margarida Guedes foram atribuídas as medalhas de Mérito Juvenil.
O comandante da PSP de Vila Real, superintendente Mário Pereira, afirmou que receber a medalha de Ouro da cidade simboliza o passado, “são 140 anos de história da PSP em Vila Real e esta medalha é consentânea com todo o trabalho desenvolvido”, o presente, considerando a distinção “muito importante, porque no fundo é a sociedade que nos está a reconhecer”, e o futuro, por entender que “o reconhecimento dá mais responsabilidade e motivação para desenvolver, cada vez com mais afinco, a nossa missão”.[/block]