Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022
©DR

Vila-realense vence Prémio Augusta de Melhor Documentário

O cineasta José Paulo Santos venceu o prémio Augusta de Melhor Documentário, com o filme “1965 Panreal – um edifício de Nadir Afonso”.

-PUB-

A distinção aconteceu na 19° edição do Festival Internacional de Cinema Independente de Braga.

O documentário “1965 – Panreal um edifício de Nadir Afonso”, de José Paulo Santos, leva o espectador a conhecer os últimos três anos de luta para manter o imóvel com o traço do arquiteto e pintor Nadir Afonso. É um documentário sobre a panificadora projetada pelo arquiteto flaviense, que acabou por ser demolida em fevereiro de 2020, para dar lugar a um supermercado.

O filme mostra ainda as manifestações, tertúlias, vigílias e audiências na Assembleia da República, até ao fim do edifício que aconteceu com a demolição.

Com este documentário, o cineasta pretendeu fazer uma homenagem à Panreal e ao arquiteto e artista plástico Nadir Afonso.

Nas redes sociais, o cineasta vila-realense dedica o prémio aos pais, que “me ensinaram o significado da palavra liberdade e aprimoraram a minha sensibilidade. Às minhas filhas e à minha mulher, que ficam sem mim cada vez que embarco numa história, na história da Panreal, na história do património modernista e na memória oral, de quem sentiu o edifício como ninguém”.

Aproveitou também para agradecer ao Festival Internacional de Cinema Independente de Braga.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.