As celebrações começam no dia 24 de abril com a exposição “O Legado de um Cravo “e um espetáculo itinerante de videoprojeção “Lampyris Machina” pelas ruas da vila.
No dia 25, dá-se as comemorações oficiais, como o hastear da bandeira e a sessão solene, também irá haver momentos musicais, atividades juvenis e a inauguração da exposição e lançamento do livro “Enterrem-me na vertical”, também nesse dia terão cinema ao ar livre e um concerto para relembrar abril.
No dia 26 estará em exibição a peça de teatro “Contar e Cantar” pelas 21h30. No dia 27 pela manhã acontece a corrida pela liberdade e um atelier infantil denominado por “O 25 de Abril”, à noite as comemorações continuam às 21h30 com o espetáculo musical “Faixa 13”.
Em maio, as noites de 4 e de 11 vão trazer um espetáculo com Teatro do Nordeste e um concerto no mercado pela Banda Musical do Pontido, respetivamente.
No dia 13, os documentos medievais de Aguiar de Pena serão dados a conhecer à comunidade. Na noite de 14, escolas com sarau no mercado.
O feriado municipal que será celebrado pela primeira vez no dia 16 de maio vai incluir atividades como a guarda de honra com hastear da bandeira, sessão solene e atividades desportivas. No dia seguinte, as escolas vão promover a costumes das terras de Aguiar, através de um Cortejo Etnográfico.
A presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias, considera “que estamos perante um momento de forte valor simbólico para a nossa comunidade em que, por um lado, celebramos os cinquenta anos do 25 de Abril e dos valores da liberdade e da igualdade por uma sociedade mais justa e, por outro, vamos festejar o Dia do Município em que como Aguiarenses celebramos o legado histórico de um território que respira natureza.”
Para terminar o mês de celebrações a última atividade será no dia 17 de maio com o desfile etnográfico pelo agrupamento de escolas.