Domingo, 23 de Junho de 2024
No menu items!

Dia da Comarca de Vila Real assinalado em Boticas

O Município de Boticas recebeu, no passado sábado (18), as comemorações do Dia da Comarca de Vila Real.

-PUB-

A iniciativa foi instituída o ano passado, tendo-se realizado pela primeira vez em Alijó e este ano em Boticas, seguindo a lógica da rotatividade dos municípios que correspondem ao território da Comarca de Vila Real.

Além da comemoração formal, esta iniciativa visa sobretudo proporcionar um momento de convívio entre todos os agentes da justiça (magistrados judiciais, procuradores da república, oficiais de justiça, funcionários judiciais, advogados e solicitadores), aproveitando para dar a conhecer cada território da Comarca, a sua história, cultura e gentes, dinamizando, assim, experiências e vivências culturais, recriando tradições constantes da nossa memória coletiva.

O programa comemorativo arrancou com a cerimónia de abertura, realizada no Tribunal de Boticas, sendo presidida pela Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real, Maria Hermínia Oliveira, secundada na mesa pelo coordenador dos Magistrados do Ministério Público, Rui Vieira, pela Administradora Judiciária, Fátima Ferreira, pela representante dos advogados de Boticas, Guida Nunes, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Boticas, Guilherme Pires. Na plateia, estiveram também presentes o superintendente Mário Pereira, Comandante da PSP do Distrito de Vila Real, e o Coronel João Miguel Brito, Comandante da GNR do distrito de Vila Real, para além de juízes, procuradores, funcionários judiciais, advogados e familiares.

O dia de visita ao concelho de Boticas foi complementado com um passeio pelos jardins do Ribeiro do Fontão, visitas ao Centro de Artes Nadir Afonso, Museu Rural de Boticas, Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja (CEDIEC), Boticas Parque Natureza e Biodiversidade (BNB), Igreja Românica de Covas do Barroso e à Aldeia preservada de Vilarinho Seco.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS