A propósito desta simpática data e da bonita história do nosso Circuito, convocamos a histórica clássica, nomeadamente o Primeiro Triunvirato romano.
O Primeiro Triunvirato foi uma aliança política informal estabelecida em 60 a.C., na República Romana, entre Júlio César, Pompeu e Marco Licínio Crasso, que haveria de se prolongar até 53 a.C.. Rezando as crónicas históricas que a união destes três homens com personalidade e valências muito distintas, conferiu a Roma um período de paz e prosperidade assinaláveis.
Também em Vila Real, no que à realização das “Corridas de Vila Real” diz respeito, conseguimos colectivamente encontrar o nosso Triunvirato (Clube Automóvel de Vila Real, Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real e Câmara Municipal de Vila Real), fórmula que tem permitido com um sucesso amplamente reconhecido, manter viva esta tradição ininterruptamente desde 2014.
Cabendo ao Clube Automóvel de Vila Real a organização desportiva da prova, nesta tarefa é auxiliado por todos os seus colaboradores que, de forma completamente voluntária, dão de si para que a mesma decorra com o sucesso que se pretende, passando muitas vezes mais de doze horas de pé e normalmente debaixo de um sol abrasador ao longo de todo o traçado. São estes colaboradores que personificam muito daquele que é o espírito das nossas Corridas.
À Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real cabe-lhe uma tarefa não menos hercúlea, garantir junto das várias entidades envolvidas e do tecido empresarial da região que se encontram reunidas as condições e as sinergias necessárias para a realização, em Vila Real, de um evento desta magnitude, dinamizando ainda o mesmo enquanto marca. Tarefa que importa frisar, vem concretizando, ano após ano, com reconhecido mérito e capacidade.
Por fim, o verdadeiro cimento agregador deste Triunvirato, a Câmara Municipal de Vila Real, entidade que apoia esta realização de forma abnegada e comprometida, através do empenho de todos os seus colaboradores e do fundamental apoio institucional para que o mesmo seja possível. Sem um município próximo, activo e diligente como o de Vila Real por certo o Circuito Internacional de Vila Real não só não se realizaria como por certo não teria atingido o reconhecimento nacional e internacional que vem granjeando. No contributo da Câmara Municipal de Vila Real estão presentes e simbolizadas todas as instituições que, de uma forma directa ou indirecta, contribuem para que este evento desportivo possa acontecer.
Mas mais do que as importantes competências aportadas por cada um dos elementos deste virtuoso Triunvirato, é relevante reconhecer-se que, pese embora a vida interna própria de cada um, todos, sem excepção, dão o melhor de si, durante todo o ano, para que as Corridas de Vila Real todos os anos se repitam e atinjam o grau de excelência que internacionalmente lhes vem sendo reconhecido.
Sendo também muito relevante para a realização de um evento desta envergadura destacar o apoio dispensado pela Federação de Automobilismo e Karting e de todos os seus colaboradores.
A verdade é que consideramos que este 50.º Circuito Internacional de Vila Real é o momento de excepção para que se reconheça o virtuosismo desta organização conjunta (deste Triunvirato) que permite a Vila Real e a Portugal ser mundialmente reconhecido.
Na certeza de que o próximo fim-de-semana em que se realizará o 50.º Circuito Internacional de Vila Real será mais uma demonstração deste facto e um momento solene do reconhecimento público desta fórmula de sucesso.
O autor escreve segundo a antiga ortografia