Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022
© DR

Abertos concursos para sorteio de casas de renda acessível

O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) abriu concursos para sortear o arrendamento de 31 casas em 15 concelhos do país. As candidaturas podem ser submetidas até 24 de janeiro

-PUB-

Vila Real é um dos 15 concelhos do país a integrar os concursos do IHRU, a decorrer desde o dia 30 de dezembro. De acordo com comunicado do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, as casas a sortear “são de tipologias T0, T1, T2, T3 e T4”. Para ser admitido é necessário estar “registado na Plataforma do Arrendamento Acessível, além de preencher as condições do Programa e os requisitos de cada concurso”.

O Programa de Arrendamento Acessível, em vigor desde 2019, “visa promover uma oferta alargada de habitação para arrendamento a preços reduzidos, a disponibilizar de acordo com uma taxa de esforço compatível com os rendimentos dos agregados familiares”, segundo o preâmbulo do decreto governamental que o instituiu.

“Pretende-se, assim, contribuir para dar resposta às necessidades habitacionais das famílias cujo nível de rendimento não lhes permite aceder no mercado a uma habitação adequada às suas necessidades, mas é superior ao que usualmente confere o acesso à habitação em regime de arrendamento apoiado”, ainda segundo o documento.

As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 24 de janeiro. As informações sobre cada um dos concursos estão disponíveis em https://ihruarrenda.portaldahabitacao.pt
As inscrições são feitas neste portal onde será, também, realizado o devido sorteio.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.