Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
No menu items!

Acólitos abraçam missão de ajudar nas celebrações

Durante as celebrações até podem passar despercebidos, mas os acólitos estão sempre lá, no altar, junto ao pároco para ajudar nas missas e em outras missões. Podem ser rapazes ou raparigas, homens ou mulheres, que mostram orgulho em ajudar o responsável máximo pela eucaristia, para que tudo corra como planeado

-PUB-

Maria Inês, José Fernando e Gonçalo Capela são jovens que decidiram ser acólitos. Mas afinal o que é um acólito? Em primeiro lugar é aquele que acompanha e serve o presidente da celebração da missa. É aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

O acólito começa a ajudar e a servir o presidente da missa quando o bispo ou o padre, na sacristia, tomam as suas vestes. Aí, já o acólito deve estar vestido e pronto, para poder ajudar. Depois, acompanha-os na procissão de entrada, indo à frente. Durante a missa, está sempre atento ao que o bispo ou o padre precisam, para lhes apresentar umas vezes o missal, outras vezes as coisas que eles hão de colocar no altar, ou para os acompanhar quando vão distribuir a comunhão aos fiéis. Por fim, quando o presidente regressa à sacristia, o acólito vai à sua frente e ajuda-o a tirar as vestes e a guardá-las. Estas são apenas algumas das tarefas que lhe são incumbidas.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS