Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Alemanha Vence, Grécia Recua… Europa Perde

Ao longo da última semana temos assistido a um “jogo do braço de ferro” entre a Grécia e a Alemanha, tendo em vista chegar a um acordo entre as partes que possibilitasse um entendimento quanto à continuidade, e em que moldes, do programa de assistência ao país helénico.

-PUB-

Desde as eleições de 25 de janeiro que os atuais governantes gregos têm defendido a renegociação da dívida e o fim das políticas de austeridade, apostando numa agenda de crescimento, procurando assim dar algum tempo à economia para “respirar”. Programa ambicioso (que alguns consideram até demasiado ambicioso) que foi sufragado pelo povo grego, o que dá legitimidade democrática ao seu governo para o defender.

Por outro lado, os credores, com a Alemanha na primeira linha, têm defendido a continuidade da austeridade, em moldes em tudo semelhantes aos programas anteriores. A Alemanha tem manifestado especial preocupação com o efeito que algum alívio permitido à Grécia, o aluno rebelde, possa ter nos restantes países em dificuldades como Portugal,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas

Acidente com moto 4 faz dois mortos

PREMIUM

Despiste em Atei faz um ferido grave

Homem detido por fogo posto

PJ faz nova detenção por fogo posto

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.