O auditório dos Paços do Concelho foi o palco escolhido para essa ação, onde os jovens voluntários trocaram ideias com os técnicos e colaboradores do município da área do ambiente.
Em comunicado, a autarquia explica que “foram comunicadas e discutidas questões acerca do processo de reciclagem no concelho de Murça e na região, bem como as suas mais-valias económicas e ambientais, alertando-se para a necessidade de alterar comportamentos individuais e coletivos em defesa do ambiente. Foram descritas, ainda, novas formas de recolha de resíduos, tecnologicamente avançadas, que podem ser implementadas para permitir processos mais rápidos e eficientes”.
Na mesma nota, o município referiu que foi feita uma outra ação de sensibilização, no dia em que se realizou a feira quinzenal, “havendo contacto direto com a população, a quem foi distribuído diverso material informativo”.
“Procurou-se consciencializar as pessoas para a responsabilidade que cada um tem a nível de boas práticas ambientais”, lê-se ainda.
Estas ações enquadram-se no programa de política ambiental da autarquia. No último ano, o concelho registou um aumento de 60 toneladas de resíduos reciclados, em comparação com o ano anterior, o que constitui uma variação positiva de aproximadamente 30 por cento.
“Para estes dados contribuíram, em grande parte, o reforço de ecopontos no concelho, a instalação de um descompactador de cartão e as várias ações de sensibilização da população”, conclui a autarquia.