Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022
©MF

Balcão Único do Prédio já está a funcionar em Mondim de Basto

Esta manhã foi inaugurado o Balcão Único do Prédio (BUPi), que está a funcionar na Câmara Municipal de Mondim de Basto.

-PUB-

O novo serviço vai permitir aos proprietários identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita, garantindo a titularidade e a marcação dos limites de cada propriedade.

Bruno Ferreira, presidente da câmara municipal, sublinhou que “este serviço de localização e identificação dos terrenos é fundamental para a realização do respetivo registo na Conservatória do Registo Predial, o que vai garantir os direitos de propriedade, pois, no futuro, a falta de registo dos terrenos poderá implicar que os mesmos passem para o domínio do Estado”.

O autarca lembrou que o concelho tem 60% de área florestal, reiterando a importância de se fazer esta identificação por parte dos proprietários, em que um registo de uma matriz não demora mais de 10 minutos. “Temos de fazer o registo de mais 13 mil matrizes existentes no concelho, que nos vai permitir o ordenamento do território, a valorização dos recursos, a identificação dos proprietários e a prevenção de fogos florestais”.

O Balcão Único do Prédio tem como objetivos o ordenamento do território, a valorização dos recursos, a identificação dos proprietários e a prevenção dos incêndios.

A partir de hoje e antes de se deslocarem à Conservatória, os proprietários deverão identificar os terrenos que são seus no balcão BUPi da câmara municipal ou através do site oficial em http://bupi.gov.pt

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.