Um resultado que vai permitir ao clube vila-realense participar, conjuntamente com o FC Gaia, Juvemaia e Anadia FC, na fase final da zona norte do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (CNB 2). A final disputa-se no próximo fim de semana (26 e 27 de junho) e os dois finalistas desta final garantem a subida ao Campeonato Nacional da 1.ª Divisão da próxima época.
Quanto aos dois jogos deste playoff, destaque para o facto do BCVR ter decidido a sua classificação no segundo jogo desta meia-final, no Pavilhão do Gafanha, o que veio abrilhantar mais ainda o feito dos lobos. No primeiro jogo, disputado no Pavilhão da Escola Diogo Cão por problemas técnicos no Pavilhão da Escola Morgado de Mateus, o jogo terminou com um empate por 57-57, o que revela o equilíbrio entre as duas equipas.
Este desfecho remeteu a decisão para domingo, na Gafanha, o que se antevia como uma tarefa difícil face ao valor revelado pelo adversário. Mas contrariando todas as expectativas iniciais, os lobos partiram para esta partida decisiva a todo o gás, mostrando a sua determinação para levar de vencido o seu oponente. E foram premiados pelo seu esforço e pela boa qualidade do basquetebol praticado, o melhor de toda a época desportiva.
Corrigindo alguns aspetos ofensivos e defensivos do primeiro jogo, os vila-realenses surpreenderam o Gafanha e nunca perderam o controlo, mantendo sempre uma vantagem pontual que se mostrou valiosa na gestão da partida.
No último período, os vila-realenses acabaram por dominar o marcador e dilataram a sua vantagem, cerceando qualquer possibilidade do Gafanha poder discutir a vitória. No final foi a festa para os Lobos que superaram a primeira etapa do sonho da subida de divisão.
Sob o comando do treinador Carlos Areias, fizeram parte desta sensacional campanha os jogadores: Ricardo Sousa, Paulo Subtil, Tiago Rodrigues, Bruno Martins, Miguel Almeida, Pedro Carvalhal, Pedro Pereira, José Benídio, Rafael Matos, Rodrigo Fonte, Luís Carvalho, José Veiga, Lucas Costa, Eduardo Lima, André Carvalho, Miguel Romão, João Pavão, Luís Álvaro, Francisco Sousa, Raphaël Silva.