Em comunicado, o CHTMAD explicou que a aquisição destes novos equipamentos “permitirá ao centro hospitalar a abertura do Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (Cardiologia, Radiologia, Cirurgia Vascular), com duas salas em articulação, como forma de “otimizar recursos e custos, e potenciar sinergias de atuação no âmbito de várias especialidades”.
Este investimento em equipamento médico pesado de última geração “possibilitará ainda a modernização tecnológica do Centro Hospitalar e potenciará a atratividade e retenção de profissionais de saúde”, acrescenta a mesma nota.
Na carta de compromisso assinada, a instituição compromete-se a formalizar a candidatura ao financiamento, de acordo com os requisitos solicitados, com vista à efetiva aquisição de equipamento, que “irá impactar de forma determinante a qualidade e o acesso aos cuidados prestados”, a uma população que ultrapassa os 400 mil habitantes.
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro foi uma das instituições que assinou a carta de compromisso, onde esteve o presidente do Conselho de Administração, Ivo Oliveira.
No sentido de reforçar a capacidade do SNS, para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país, foi formada uma nova linha de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na Saúde, para a aquisição de 81 aparelhos médicos pesados, num investimento global de 117 milhões de euros, que beneficiará 39 instituições de saúde do SNS.