O tema do Dia Nacional da Imprensa (DNI) irá centrar-se nos desafios da imprensa e no mercado de Língua Portuguesa.
A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) escolheu a cidade de Lisboa e maio, mês em que se celebram o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e o Dia Mundial da Língua Portuguesa, para as comemorações do DNI 2024, “numa altura em que a língua portuguesa e a imprensa assumem um papel cada vez mais importante e agregador em Portugal e no mundo”.
A celebração acontece amanhã e sexta-feira (16 e 17), no Museu do Fado, e contará com a participação de diversas individualidades, desde editores e profissionais de várias áreas, a especialistas e académicos, que “são parte de uma solução para o setor da imprensa em Portugal”. Ao longo dos dias realizam-se debates sobre temas como a desinformação na Europa, a literacia mediática dos jovens em tempo de crise, a importância de testar a tecnologia, o futuro dos media na Europa, a imprensa de Língua portuguesa e os desafios de um mercado global, a inteligência artificial no jornalismo contemporâneo, a imprensa e a democracia ou a comunicação institucional.
A comemoração inclui ainda um jantar de gala no Grémio Literário, em Lisboa, seguido da entrega de prémios a entidades e personalidades que se têm diferenciado no apoio à Imprensa e na inovação no setor.
O evento realiza-se desde 2001 e é “um certame reconhecido pelo setor da Imprensa em Portugal”. “A Associação Portuguesa de Imprensa convida todos os interessados, jornalistas, profissionais da comunicação e público em geral a participarem”.