A receção ao embaixador realizou-se nos Paços do Concelho onde Zhao Bentang esteve acompanhado pela sua comitiva de vários dirigentes de associações comerciais chinesas, jornalistas e elementos da embaixada chinesa e o presidente da “Real Companhia Velha”, Pedro Silva Reis.
O alto diplomata chinês reuniu com o presidente da Câmara com o objetivo de “promover futuras relações de cooperação económica e cultural entre S. João da Pesqueira e a China”, reunião à qual se seguiu uma sessão protocolar no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Durante a sessão protocolar o embaixador chinês, agradeceu a receção nos Paços do Concelho e “expressou o interesse da China na continuidade da cooperação bilateral com o nosso País e com as suas regiões”. Adiantado que “44% das exportações de vinho são provenientes da Região do Douro e o Concelho de S. João da Pesqueira é o que mais contribui para esta percentagem, existe um enorme interesse em reforçar as relações comerciais com o nosso território”.
Além disso, Zhao Bentang lançou também o desafio para a formalização de uma geminação com uma cidade chinesa, “de forma que a cooperação se estenda a outras áreas e se promova a cultura portuguesa e o turismo da região do Douro na China”.
O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Cordeiro, salientou, durante as intervenções protocolares, a história de S. João da Pesqueira como “a Vila mais antiga de Portugal com Foral de 1055” e os seus eixos de desenvolvimento que “têm trabalhado nos últimos 6 anos para o território”.
O autarca também referiu o “grande crescimento que se verifica no enoturismo e as grandes oportunidades para investimento nesta região”, apresentando esta componente económica como fator relevante para a cooperação entre S. João da Pesqueira e a China. Afirmando que a localidade portuguesa “está disponível para um trabalho de cooperação que, além da componente económica, envolva também a componente social e cultural, fomentando as parcerias que possam dar origem a novos investimentos no concelho em articulação com as nossas empresas.”
No final das intervenções protocolares, houve uma troca de lembranças entre o Presidente da Câmara Municipal e o embaixador chinês, “marcando simbolicamente” esta futura relação entre S. João da Pesqueira e a China.