Sexta-feira, 26 de Julho de 2024
No menu items!




Distrito apresenta o menor número de queixas crime no país

Bragança é o distrito com menor número de participações de crimes, estando “significativamente abaixo” dos níveis nacionais. O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna.

-PUB-

José Luís Carneiro falava à margem da cerimónia dos 147 anos do Comando Distrital da PSP, que decorreu ontem, onde destacou este dado “muito positivo” em relação ao distrito de Bragança. “É o que tem o menor número de crimes participados em todo o país”, o que demonstra “o sentido de responsabilidade que os cidadãos, nas suas atitudes e comportamentos, têm vindo a ter, mas também a eficácia do dispositivo”.

O Comando Distrital de Bragança, com esquadra também em Mirandela, é responsável pela segurança de quase 35 mil pessoas, numa na área total de responsabilidade territorial de 68,7 km². Ainda assim, Carlos Anastácio, comandante da PSP, destacou a perda de efetivo ao longo dos anos. Desde 2017, “perderam-se” 22 elementos, passando de 196 para 174, com uma média de idades de 49 anos. Para o ministro, “tem sido suficiente para cumprir a missão”.

“A prova está no facto de ter existido uma redução de mais de 20% na criminalidade grave”, frisou José Luís Carneiro, referiu que, em 2022, foram colocados naquele comando dez novos polícias.

Mas se a criminalidade grave baixou, a geral registou um aumento de 10%, justificado com “o maior número de operações da PSP e o aumento da criminalidade digital, a chamada cibercriminalidade”, vinca o governante.

Neste campo, o comandante da PSP deu conta de algumas das ocorrências com maior prevalência, tanto em Bragança como em Mirandela, estando a sua maioria relacionada com a questão do ruído.

No âmbito do 147º aniversário, o Comando Distrital de Bragança apresentou os números referentes à atividade operacional de 2022, onde procedeu a 180 detenções, a sua maioria por condução sob o efeito do álcool ou sem habilitação legal e também por tráfico de estupefacientes. Na vertente da segurança rodoviária foram registadas 6430 infrações e realizadas 263 operações de fiscalização. Dos 5667 condutores fiscalizados, 1381 foram submetidos a teste de alcoolemia.

Na cerimónia, que terminou com a imposição de condecorações, estiveram também presentes Manuel Magina da Silva, diretor nacional da PSP, e Hêrnani Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança.




APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS




Mais lidas




ÚLTIMAS NOTÍCIAS