Com 19 companhias de teatro já confirmadas, durante três dias, a vila manuelina de Freixo irá contactar com artistas de renome internacional e ter acesso, em primeira mão, e de forma gratuita, a antestreias, criações e espetáculos.
Segundo Moncho Rodriguez, diretor da Associação Artística e Cultural Malazartes e mentor do projeto, “neste espaço vai caber tudo. Do tradicional ao moderno, a Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas vai abrir portas aos negócios, aos encontros, aos espetáculos, às oficinas, às criações, aos cursos, à fantasia”.
A Feira, que privilegia o público infantojuvenil e o público sénior, pretende promover o território e sinalizar Freixo de Espada à Cinta como um lugar de referência artística a nível internacional. O projeto incentiva, ainda, o envolvimento de professores e educadores nos processos criativos, abrindo espaço para as residências de criações artísticas.
A potencialidade de Freixo não passou despercebida à organização da 24.ª Feira de Teatro de Castilha e Leão, que decorre até 28 de agosto em Ciudad Rodrigo, associando-se ao projeto português, em regime de parceira.
A Feira de Teatro de Bonecos, Marionetas e Formas Animadas conta com o apoio do Ministério da Cultura português e da AC/E espanhola.