Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

Festival do Cabrito está de regresso a Carrazeda de Ansiães

O Festival do Cabrito regressa a Carrazeda de Ansiães no fim de semana da Páscoa, com o município transmontano a comparticipar os custos do prato típico desta época, divulgou hoje autarquia.

Entre os dias 14 e 16 de abril, 14 restaurantes do concelho de Carrazeda de Ansiães vão confecionar 800 doses de cabrito a um preço de 7,5 euros a dose individual, que os interessados poderão obter mediante inscrição prévia.

A iniciativa está integrada nos fins de semana gastronómicos do Turismo Porto e Norte e pretende estimular “o consumo e ajudar o setor da restauração, que ainda não recuperou de dois anos de restrições e forte quebra no consumo”.

O festival em torno deste produto regional resultou de um desafio lançado pelo município aos restaurantes do concelho, em 2021, num dos confinamentos devido à pandemia de Covid-19, para apoiar a restauração local e estimular a comunidade a consumir produtos locais.

Segundo o presidente da câmara, João Gonçalves, as dificuldades geradas pela pandemia “ainda não foram superadas” e estão agora agravadas pelo galopar dos “custos de produção, reflexo do aumento acentuado dos custos de energia e de combustíveis, que se traduzem num aumento geral dos preços das matérias-primas”.

“A situação está complicada para os empresários e para a comunidade em geral e este gesto não resolve, mas pode eventualmente aliviar”, sustentou.

Nesta Páscoa, o evento tem mais três restaurantes participantes do que os 11 da primeira edição, que confecionaram 500 doses de cabrito.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.