O realizador e produtor com ligações familiares ao concelho de Boticas vai apresentar num dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo a terceira longa-metragem.
A Savana e a Montanha, um filme em formato western, foi integralmente rodado na aldeia de Covas do Barroso, no concelho de Boticas e contou com a participação e colaboração da comunidade local.
O filme inspira-se na resistência e luta dos habitantes da aldeia de Covas do Barroso contra a exploração de lítio, na união da população em defesa do seu território e património, assim como do seu modo de vida.
A Savana e a Montanha tinha já vencido o prémio RTP para Melhor Projeto em Fase de Montagem ou Primeiro Corte, nos Prémios Arché, na 20ª edição do DocLisboa – Festival Internacional de Cinema.
Paulo Carneiro já realizou outros trabalhos alusivos ao quotidiano e ruralidade do Concelho de Boticas, nomeadamente a longa-metragem documental “Bostofrio, où le ciel rejoint la terre”, rodado na aldeia de Bostofrio, onde nasceu o pai do realizador.
Esta última longa-metragem conta com o apoio da Câmara Municipal de Boticas e da ACAU (Agência del Cine y Audiovisual del Uruguay).