Quarta-feira, 9 de Outubro de 2024
No menu items!

Homem que estava a limpar o mato provocou incêndio em Sortes

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, pela GNR, por incêndio florestal em Sortes, no concelho de Bragança.

-PUB-

A investigação das autoridades permitiu apurar, segundo um comunicado enviado às redações, “que na sua origem [incêndio] esteve a utilização de uma motorroçadora com disco metálico”, que o homem estava a usar em trabalhos de limpeza do mato.

Segundo o Tenente-coronel Eduardo Gonçalves Lima, “o homem, quando confrontado pelas autoridades, confessou o sucedido”.

Este fogo, diz a GNR, consumiu “uma área de mato rasteiro e um pinhal de aproximadamente oito hectares”. Agora, o processo aguarda “os trâmites do tribunal”.

Aquela autoridade relembra que “nos concelhos em que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», não é permitida a realização de trabalhos nos territórios rurais e na envolvente de áreas edificadas com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS