“Para a Liga, os bombeiros estão conscientes do seu papel na sociedade e fazem questão de o cumprir. Mas também estão conscientes da obrigação da própria sociedade para com eles. Por essa razão, a Liga dos Bombeiros Portugueses entendeu lançar uma petição pública à Assembleia da República, para que o tema seja discutido pelos partidos”.
É desta forma que a Liga dos Bombeiros Portugueses fala, nas redes sociais, da petição que tem em curso. O objetivo é que “a Assembleia da República discuta a organização de resposta de emergência por parte dos bombeiros, em particular dos voluntários”.
O documento, assinado pelo presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, pretende avaliar e deliberar sobre, entre outras coisas, “a revisão da Lei do Financiamento Permanente (…), nomeadamente o custo de suporte administrativo (…), o estabelecimento de contratos-programa entre as associações e os organismos estatais, a aprovação de um programa plurianual de reequipamento e manutenção de viaturas e equipamentos”.
“A presente petição tem por objetivo que a Assembleia da República possa apreciar o tema proposto no sentido de dar corpo a uma estrutura de bombeiros que possa responder, com qualidade, às ameaças resultantes de riscos cada vez mais frequentes pela implicação nas vulnerabilidades do nosso país em resultado das alterações climáticas”, lê-se no documento.
A recolha de assinaturas vai acontecer até dia 1 de agosto, de “forma manual”, com as mesmas a serem, posteriormente, encaminhadas para um e-mail da Liga.
Consulte a petição AQUI