Domingo, 27 de Abril de 2025
No menu items!

Magia do Natal invadiu centro da cidade

Por mais um ano a cidade volta a transformar-se em “Chaves Natal”. Entre 1 e 31 de dezembro, o programa envolve dezenas de atividades, com o epicentro no Largo General Silveira.

-PUB-

Nesta edição, a grande novidade é uma pista de gelo, que empolga crianças, jovens e adultos.

Também no jardim das Freiras é possível visitar a casa do Pai Natal, que recebe os mais novos com alegria, acompanhado de ajudantes e figuras natalícias que vão animando os mais pequenos, proporcionando todos os dias pinturas faciais, modelagem de balões, ajudam a escrever cartas ao pai Natal e outras atividades pontuais. Ali ao lado sobressai também um carrossel francês infantil.

Mercadinho de Natal

A quadra natalícia não ficaria completa sem o Mercadinho de Natal, que vai na quinta edição, e onde as pessoas aproveitam para adquirir artigos de artesanato, doçaria, licores, compotas, entre outros produtos tradicionais.

Vendi imensos presépios. Gosto muito de estar aqui, porque adoro esta época”
Filomena Fraga

Quem costuma participar desde há três anos é Filomena Fraga. Traz os produtos artesanais que faz ao longo do ano, mas o destaque são os artigos natalícios, como não podia deixar de ser. Desde presépios feitos com material reciclado ou mesmo bolotas, a enfeites para a árvore de Natal em madeira com transferência de imagem, pirogravura ou cortadas a laser, personalizadas, peças em macramé ou carteiras.

“Tenho vendido imensos presépios, só tenho mesmo três e vou tentar fazer alguns por encomenda. São coisas pequeninas, mas que levam muito tempo a fazer”, diz a expositora. Apesar de participar em algumas feiras, de forma esporádica, tem um sabor especial participar neste evento. “Gosto muito de estar aqui, adoro a época natalícia e sinto-me aqui muito bem”, afirma.

No caso de Fernando Borges são os licores artesanais e feitos a partir de receitas próprias que atraem clientes. “Como este não encontram nenhum, é tudo produção minha e da minha mulher”, conta. Há mais de 10 anos que se dedicam a esta produção e o expositor explica que tem mais de 40 sabores. As pessoas que passam provam alguns e decidem qual o sabor que mais gostam, para ter na mesa de Natal ou mesmo para oferecer. “As pessoas normalmente gostam e há quem leve mais do que uma garrafinha para oferecer”, frisa. Tem visto o mercadinho “a crescer de ano para ano e a participação vai aumentando”, em especial ao fim de semana. “Tem havido mais gente do que o ano passado”, assegura.

Programação para todas as idades até 31 de dezembro

Valores do Natal

No dia de abertura da “Chaves Natal”, muitas pessoas quiseram assistir ao cortejo com mais de 350 figurantes, assim como às atuações de vários grupos musicais, de teatro e associações da cidade.

Alguns dos espetáculos repetem-se todos os sábados e domingos de dezembro, como uma peça do Teatro Experimental Flaviense, performances de dança do estúdio Forma, a escola Christine Veen.

Para o presidente do Município de Chaves o facto de “milhares de pessoas terem querido estar presentes e partilhar o momento” de abertura do evento, dá a entender “que este ano as pessoas estão mais predispostas para os valores do Natal”.

“Há uma vontade de um coletivo e de uma comunidade que quer contribuir para que este seja um período diferente, de muita alegria, partilha, comunhão e esperança num mundo e num período melhor”, salienta Nuno Vaz. O autarca entende que nesta quadra natalícia “há mais esperança” e espera que esta época “possa contagiar todos, para que possamos ser cidadãos mais interventivos e mais preocupados com a justiça, o amor, a partilha e a solidariedade”.

‘Este é um quote ao jornal.”
Fernando Borges

Até ao fim do mês haverá mais atividades, como uma oficina de Natal nas instalações da Indieror e apresentação da peça de teatro “A Misteriosa Prenda do Pai Natal”, no Cineteatro Bento Martins, no dia 21, um Concerto de Natal da Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves (22), concertos de Natal pela banda Musical da Torre de Ervededo (27) e Banda Municipal Flaviense “Os Pardais” no sábado (28), o mesmo dia em que se realiza a Corrida de São Silvestre de Chaves. A 29 de dezembro a Igreja da Sagrada Família de Sta. Cruz/Trindade recebe o concerto de Fim de Ano pela Banda Musical da Torre de Ervededo. As celebrações enceram no último dia de 2024, com a Festa de Passagem de Ano a partir das 22h30, na Praça Camões, com o madeiro, concerto do Grupo Amigos Vitó e um espetáculo pirotécnico, à meia-noite.

O investimento do município ronda os 160 mil euros, o que inclui toda a iluminação de Natal por várias artérias da cidade, “que é um contributo para a dinâmica económica e comercial”, ao chamar a atenção “para o centro e as principais lojas”, afirma Nuno Vaz, que frisa que o investimento, muito dedicado às crianças, não esquece “a animação e afirmação enquanto destino turístico e centro comercial desta região”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS