Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
No menu items!

Mais de 500 pessoas vão participar na Via Dolorosa no Domingo de Ramos

Alijó vai assinalar o início da Semana Santa no próximo domingo, com a maior encenação da Via Dolorosa da região com participantes ativos, que vai percorrer as ruas da vila.

-PUB-

A adesão de participantes de todas as freguesias “está a superar as expectativas e já é superior à última edição que contou com a participação de mais de 500 pessoas”, afirmou à VTM a vereadora Mafalda Mendes, sublinhando que os ensaios começaram em fevereiro e envolveram as 14 freguesias do concelho. “Pessoas de todas as idades têm dedicado parte do seu tempo aos ensaios. Desde a primeira hora, quisemos envolver a comunidade em geral e as associações locais, que rapidamente abraçaram este projeto e a adesão já é superior à do ano passado. No dia 24 de março, teremos aqui pessoas de todos os cantos do concelho a dar corpo e vida a esta encenação”.

A iniciativa é do município e conta com a participação de elementos das associações locais e da comunidade em geral, que “rapidamente abraçaram este projeto cultural”, em que “cada um dos participantes desempenha uma personagem específica na recriação”.

O espetáculo ao ar livre terá a duração de cerca de uma hora e 45 minutos e cumpre a sequência da narrativa dos últimos dias de Jesus Cristo, sendo que cada quadro é encenado por uma freguesia, num lugar específico da vila, conferindo-lhe uma dinâmica própria e singular. Os vários quadros que integram a dramatização têm início em frente ao Tribunal de Alijó. “Este ano, a fasquia está mais alta e estão a ser trabalhadas melhores condições para o público”, acrescentou.

Mafalda Mendes revela que o evento tem como objetivo “pretendemos aumentar a oferta cultural numa época em que temos muitas pessoas que regressam ao concelho para visitar as suas famílias, mas é também uma oportunidade para atrair pessoas de outros pontos do país e quebrar a sazonalidade do turismo nesta altura do ano”.

Na primeira edição, este evento “já nos mostrou que tem capacidade para aumentar a visibilidade e notoriedade do concelho, e para se afirmar como uma proposta atrativa do ponto de vista turístico, já que as ruas se encheram com os participantes, mas também como muito público que se deslocou a Alijó para assistir ao espetáculo”.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.