Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022
Renato Cunha
Renato Cunha
Oncologista no Hospital da Luz Vila Real

Medicina de precisão – A individualização do tratamento do cancro da mama

O cancro da mama é o cancro mais frequentemente diagnosticado em Portugal e no mundo, apresentando uma incidência crescente.

-PUB-

Consequentemente, é alvo de constante investigação e evolução das estratégias terapêuticas.

Para além do surgimento de novos tratamentos, como a imunoterapia, os inibidores das ciclinas e os anticorpos conjugados, tem-se verificado um desenvolvimento marcado na subdivisão de grupos dentro do cancro da mama, associado a um maior conhecimento da biologia desta doença e à identificação de novos biomarcadores, possibilitando uma progressiva individualização do tratamento adequado a cada doente.

Atualmente, no cancro da mama precoce com recetores hormonais positivos, subtipo que representa a maioria dos diagnósticos, é possível definir um subgrupo de casos nos quais pode ser evitado o tratamento com quimioterapia, não só através de variáveis clínicas, mas também com o recurso a testes genómicos mais recentes. O uso destas ferramentas que analisam a atividade de vários genes no tecido tumoral, permite-nos dar mais um passo em direção a uma medicina de precisão e mais personalizada, reduzindo a necessidade do uso de quimioterapia, sem abdicar da eficácia do tratamento.

Este facto é particularmente importante no cancro da mama, visto que este apresenta uma das taxas de sobrevivência mais elevadas entre todas as neoplasias malignas, sendo crucial a preocupação com as toxicidades associadas aos tratamentos e a qualidade de vida no longo prazo, sempre sem prejudicar o caminho realizado nas últimas décadas e que permitiu atingir estas elevadas taxas de sucesso.

Para este sucesso continuam a contribuir também outros fatores essenciais, em especial o rastreio adequado e o diagnóstico precoce, principal determinante da estratégia terapêutica e da taxa de sobrevivência.

Portanto, atualmente, a vigilância adequada, o diagnóstico correto e a abordagem individualizada são imprescindíveis na obtenção dos melhores resultados possíveis no tratamento do cancro da mama.

Faça a sua marcação através dos nossos canais digitais: MY LUZ, Messenger e WhatsApp (927 529 648) ou através do telefone n.º 259 043 970.

Mais Lidas

ASAE encerra dois bares em Chaves 

Mulher detida por tráfico de droga

PSP deteve seis indivíduos

Empate foi “mal menor” para o Bila

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.