Sábado, 14 de Dezembro de 2024
No menu items!

Mondim de Basto combate a praga da vespa velutina

O Município de Mondim de Basto vai, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, assumir o controlo do combate à vespa velutina ou vespa asiática, de maneira a reduzir o impacto negativo causado pela espécie invasora.

-PUB-

A presença da vespa velutina e asiática tem vindo a aumentar e em 2023 os serviços municipais registaram “a destruição de 401 ninhos destas espécies invasoras, em diferentes localidades do concelho”.

A destruição dos ninhos destas espécies “representam o empenho de recursos humanos e de materiais específicos”, um esforço suportado pela autarquia, cujo objetivo é “minimizar os impactos que esta espécie tem na apicultura e na vida das populações”.

O Serviço Municipal de Proteção Civil é o responsável pela destruição dos ninhos, sendo esta efetuada de acordo com as normas previstas no Plano de Erradicação.

“A vespa velutina é uma praga difícil de eliminar, mas com o apoio de todos os cidadãos pode ser controlada”, salienta o município.

Assim, a autarquia apela aos seus munícipes para contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil ou a respetiva Junta de Freguesia, caso detetem a presença de um ninho de vespa velutina, de maneira que se proceda à sua identificação e destruição.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS