Domingo, 12 de Janeiro de 2025
No menu items!
Armando Moreira
Armando Moreira
| MIRADOURO | Ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Monte da Forca

Ocasionalmente, estivemos no Monte da Forca e, para surpresa nossa, não encontramos qualquer alteração significativa ao que deixámos construído, aquando dos nossos últimos mandatos – 1992.

Passaram exatamente trinta anos. Recordamos que o Complexo Desportivo do Monte da Forca foi uma ideia planeada para dotar a cidade e a região de uma alternativa ao “velhinho” Campo do Calvário, único Campo de Futebol existente naquela altura, para treinar e quinzenalmente receber a 2ª Divisão, escalão em que nos anos 80 o SCVR ainda militava.

Muitos vila-realenses apaixonados, como nós, pelo futebol e percebendo a importância de ter um clube num escalão superior, entenderam que era fundamental melhorar as instalações desportivas.

A escolha do Monte da Forca pareceu adequada, era fácil de adquirir, já que a propriedade, na sua quase totalidade, pertencia à Santa Casa de Misericórdia de Vila Real. Tratando-se de um terreno sem aptidão para construção de habitação urbana, era de fácil negociação.
O projeto para aquela área previa, além da construção de um estádio, um campo de treinos para futebol e outras modalidades, piscinas cobertas e descobertas na parte mais elevada do terreno, campo de ténis e modalidades afins. Conforme se pode constatar agora, visitando o local, do projeto, apenas se construiu um campo de treinos, com as condições necessárias para a prática de futebol, bancadas e os respetivos apoios de balneários.

É isto o que o Monte da Forca oferece neste momento à cidade e à região. Há, ao que pensamos saber, a intenção de construir uma piscina coberta em Codeçais, a menos de mil metros das atuais, situadas junto ao Parque de Campismo. Sem colocar em causa a necessidade de uma nova infraestrutura para a prática de natação, parecia-nos apropriado que se investisse no Monte da Forca. Foi pensado para ser o grande Complexo Desportivo da cidade e da região. É certo que há quem pense que o Monte da Forca é muito distante da cidade, mas pela estrada atual, desde a Câmara Municipal até ao atual campo de treinos apenas distam 2.000 metros.

Faria sentido, em nosso entendimento, que se concluísse aquele grande Complexo Desportivo e, não temos dúvidas, de que seria um grande centro de atração para toda a região, se não mesmo para todo o Norte do país. Vila Real ganharia um Polo Desportivo de grande qualidade com inqualificável utilidade para todos os nossos vindouros.

Deixamos a sugestão aos nossos autarcas, com a firme certeza de que amam a nossa cidade, tanto quanto nós. Pensem no PRR.

Bom Ano para todos.

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

Ponto final

O fim do ditador

A Imigração e o Turismo

Um filme interminável

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS