Terça-feira, 11 de Maio de 2021
Ernesto Areias
Advogado. Colunista de A Voz de Trás-os-Montes

Negacionismo

Os avanços da tecnologia e da ciência desde sempre despertaram reações contrárias baseadas na intuição e nos obstáculos criados à evolução. Essa realidade que se opõe à ciência e ao conhecimento é Negacionismo. Assim sucede com as alterações climáticas, a vacinação e, num plano diferente, o negacionismo assume a forma de revisionismo histórico como sucede […]

Os avanços da tecnologia e da ciência desde sempre despertaram reações contrárias baseadas na intuição e nos obstáculos criados à evolução. Essa realidade que se opõe à ciência e ao conhecimento é Negacionismo.

Assim sucede com as alterações climáticas, a vacinação e, num plano diferente, o negacionismo assume a forma de revisionismo histórico como sucede com o holocausto revestindo ainda formas de populismo insano que se traduz no desprezo pelo conhecimento e as elites.

Numa obra oportuna de Tom Nichols a que deu o título A morte da competência, o autor aborda as dificuldades dos peritos, cientistas e dos mais eméritos pensadores de divulgarem as suas ideias.

Lembra o autor o exemplo de Peter Duesberg, professor da universidade

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas | opinião

Portugal do Séc. XXI

Com papas e bolos se enganam os tolos

“Pedagógico e oportuno”

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.