Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022

Os jovens e as novas tecnologias

Cada vez mais as crianças e jovens preferem os computadores, tablets e consolas de jogos em detrimento das atividades ao ar livre, contando ainda com o apoio dos pais, que entendem ter mais controle sobre o que se passa com os seus filhos quando estes permanecem no conforto do lar.

-PUB-

Em tempos em que muito se discute sobre a facilidade de acesso à tecnologia, o movimento escotista têm se adaptado às novidades, sem deixar de promover o contato com a natureza e os seus valores.

É um desafio, e nós somos feitos de desafios. O maior deles neste momento é acompanhar a evolução e criar uma ponte que permita aos jovens, desconectarem-se do mundo virtual e entender que a diversão e a aprendizagem também acontecem longe dos ecrãs.
Por meio do Método Escotista, o jovem torna-se mais independente. Com o avanço da tecnologia, ocorrem mudanças sociais que refletem na maneira de como os jovens socializam uns com os outros. O escotismo promove atividades que incentivam o diálogo e a interação de todos.

O escotismo para muitos jovens é mais que uma atividade extracurricular. Ser escoteiro pode proporcionar uma referência sólida para um futuro de incertezas. Os jovens precisam de ter uma mentalidade aberta, mas devem saber filtrar o bom e o mau.

Apesar de vivermos na era da informação, onde se pode ter acesso a tudo em poucos cliques, os jovens de hoje precisam de desenvolver mais os valores, valores estes que são trabalhados no escotismo. Uma pessoa que cresce tendo contato com isso tudo, certamente saberá olhar para qualquer situação com calma e encontrar a melhor solução. Saberá dar valor à família e à vida, e respeitará o bem alheio e o próximo. Resumindo: estará sempre um passo à frente.

Os jovens, atualmente, têm acesso a diversas informações, porém às vezes não sabem classificar o seu grau de importância ou veracidade. Fazer parte do movimento escotista pode auxiliar a olhar para o mundo de uma maneira diferente, e isso, num mundo em constante evolução e em alta competitividade, faz toda a diferença.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.