Um estudo promovido pela Wallapop, a plataforma líder em produtos reutilizados, destaca que a reutilização de materiais escolares pode aliviar as despesas das famílias portuguesas, permitindo a venda de materiais usados para gerar rendimentos extra.
Segundo este estudo, 7 em cada 10 portugueses procuram dar uma segunda vida ao material escolar que já não utilizam. Em média, os consumidores acreditam que conseguem obter até 70 euros ao vender os materiais de anos anteriores, um valor que pode chegar aos 100 euros entre as gerações mais jovens. Além disso, vender estes artigos não só gera um rendimento extra, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental e liberta espaço nas casas.
O procedimento de compra de materiais reutilizados pode reduzir significativamente o orçamento escolar, com a possibilidade de diminuir os custos em até 73% para famílias.
Quase metade dos portugueses inquiridos (36%) admitem já ter comprado material escolar em segunda mão, enquanto outros 32% considerariam fazê-lo para poupar dinheiro.