Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024
No menu items!

Projeto Interdisciplinar “Eu tenho um sonho”

A educação para a cidadania é uma disciplina transversal que visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres.

-PUB-

No 12.º ano, os temas a abordar nesta disciplina são a sustentabilidade e os direitos humanos e, neste contexto, surgiu o projeto “Eu tenho um sonho”, no qual estão envolvidas todas as turmas deste nível de ensino. Em pequenos grupos, escolhemos um artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que iremos trabalhar ao longo do ano nas diferentes disciplinas, e cujo resultado culminará numa apresentação pública.

Em Literaturas de Língua Portuguesa, para tratarmos estes assuntos tão prementes que são a sustentabilidade e os direitos humanos, decidimos aderir à campanha Maria Menina (Moçambique) da organização Helpo, que tem como propósito formar meninas adolescentes em saúde sexual e reprodutiva, assim como em higiene feminina, tentando combater a gravidez precoce e o abandono escolar.

Recuemos ao início do ano letivo… Agora que estamos quase a deixar a escola que nos viu crescer e a partir para novas experiências, a nossa professora de Literaturas de Língua Portuguesa lançou-nos o desafio de refletirmos sobre os nossos hábitos de consumo e, até ao Natal, de forma consciente e responsável, cada uma de nós fazer uma pequena poupança, para participarmos no programa Maria Menina (Moçambique) da Helpo. Depois de visitarmos o site desta organização, aderimos prontamente e, no dia 14 de dezembro, prestamos o nosso apoio, entregando as nossas poupanças para ajudar meninas vulneráveis a ficarem por mais tempo na escola.

A Helpo

A Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, sem fins lucrativos, nascida em novembro de 2007 em Portugal, que leva a cabo programas de apoio continuados, projetos de assistência, ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário, educação para o desenvolvimento e desenvolvimento humano em múltiplos países do hemisfério Norte e Sul do Mundo, nomeadamente Moçambique e São Tomé, e que se serve da colaboração dos seus parceiros, associados, funcionários, padrinhos e voluntários cuja motivação se coadune com a Missão, Visão e Valores da Organização.

Em Portugal, a Helpo desenvolve programas de apoio à infância e aposta em projetos de advocacia e capitação da população. Nos países em desenvolvimento, a Helpo trabalha em conjunto com intuições locais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente das áreas ligadas à educação, ajuda humanitária e de emergência, nutrição e saúde materno-infantil.

Convidamo-lo(a) a visitar o site da Helpo e a conhecer os projetos atualmente em curso e, quem sabe, a mudar a vida de uma criança!


Conteúdo produzido pelo Agrupamento de Escolas João Araújo Correia

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.