No Fundão, à margem da cerimónia de inauguração de um novo centro de Inovação da Softinsa/IBM, a governante referiu que “esse programa está concluído e está prevista a sua apresentação. Eu estou responsável pela parte das portagens nas ex-SCUT e, portanto, em breve, muito em breve, poderei dar resposta a todas as perguntas: Qual a taxa de redução das portagens, sobre que veículos é que a redução vai incidir e quando se vai iniciar essa redução”.
Sobre o mesmo tema, Ana Abrunhosa esclareceu que “trata-se de uma redução, nunca abolição”. Isso só “é algo que poderemos ponderar quando as concessões estiverem a terminar. Para já, é uma redução que penso que será do agrado das pessoas”.
Recorde-se que, em maio, a ministra admitiu ter a sensação de estar “sempre em dívida” por ainda não ter conseguido reduzir as portagens nas ex-SCUT, mas salientou que os ministérios envolvidos têm estado a trabalhar numa proposta. Agora, Ana Abrunhosa espera que “o anúncio da redução ocorra em menos de um mês”.
“Reduzir as portagens vai contra aquilo que são as orientações de descarbonização”, afirma, salientando que “a decisão só se justifica no territórios do interior porque existem problemas de mobilidade e de acessibilidade”.