Limitado a norte pela capital de Trás-os-Montes e a sul pela cidade da Régua, este acolhedor concelho vinhateiro encontra-se bem no coração da mais antiga região demarcada do mundo, criada, no século XVIII, por Marquês de Pombal.
Inicie a sua viagem e percorra a N2, partindo de Vila Real, no sentido Norte-Sul, durante cerca de oito quilómetros. Chegará à vila da Cumieira. Atravesse o centro, passando pelo café Convívio. Siga viagem até à escola primária e vire à esquerda, subindo a rampa que dará acesso ao Miradouro de Santa Bárbara. Neste miradouro, a 470 metros de altura, situa-se a capela com o mesmo nome e um renovado parque de merendas. Sendo um dos pontos mais altos de concelho, daí poderá observar a Quinta da Gaivosa, a vila de Cumieira e as pitorescas aldeias de Bertelo, Veiga, Concieiro, São Martinho e Covêlo, que se espalham na paisagem verdejante da vinha, trabalhada há séculos pelo homem.
Prossiga viagem para sul e chegará à vila que dá nome ao concelho. Atravesse-a e, na rotunda após o quilómetro 82, vire à direita. Aí poderá optar por seguir pela rotunda dos Encambalados, onde se deparará com o Espaço Douro Vivo, um espaço natural, com duas colunas de arquitetura moderna e uma ponte, ladeada pelas castas mais representativas do Douro, que o conduzirá às maravilhosas vistas dos socalcos vinhateiros da região. Poderá, ainda, seguir em direção a Fontes, numa estrada serpenteada e a pique, que oferece uma vista deslumbrante.
Decorridos cerca de quatro quilómetros, vire à esquerda para a aldeia de Medrões. Aí aproveite para descansar e visitar a Sr.ª dos Remédios, situada a cerca de 620 metros de altitude. Daí poderá apreciar as localidades de Vinhós, Ermida, Ferraria e a imponente Serra do Marão.
Regresse à estrada que o conduzirá a Fontes. Atravesse a vila e aproveite para visitar o Miradouro de São Pedro, localizado próximo desta localidade a 657 metros de altitude. Deixe-se encantar pela paisagem deslumbrante sobre a majestosa Serra do Marão e aldeias circundantes, numa vista de 360 graus.
Depois deste momento de descanso, regresse à estrada inicial e vire à direita, em direção ao Viso. Trata-se de um santuário belíssimo com uma capela que é primeira igreja de Fontes. Faça uma pausa e entre neste edifício, com belos azulejos interiores e um teto com sublimes painéis de pinturas. No exterior, aproveite para petiscar no parque das merendas enquanto aprecia a vista de cortar o fôlego sobre a Serra do Marão e os vinhedos e soutos da região.
Regresse à vila de Santa Marta de Penaguião e continue viagem no sentido Vila Real-Régua pela N2. Dois quilómetros depois, vire à esquerda em direção à Alvações do Corgo e percorra uma distância aproximada de seis quilómetros até à Azinheira, lugar com uma bela e singela ermida. Contorne-a e poderá desfrutar de uma panorâmica da aldeia, que desce em cascata até ao Rio Corgo, e das vinhas a perder de vista.
Regresse à N2 e siga para sul. No café central de São João de Lobrigos, poderá fazer um desvio para a esquerda, percorrendo a rua de São Gonçalo até ao Miradouro de São Pedro, com 442 metros de altitude e uma paisagem de cortar a respiração. Aí, poderá desfrutar de uma vista magnífica sobre as várias freguesias do concelho de Santa Marta e concelhos vizinhos da Régua e de Lamego. Se quiser, poderá fazer um piquenique, já que o local disponibiliza um parque de merendas.
Volte à N2 e continue viagem em direção à Régua, percorrendo aproximadamente um quilómetro. À direita, encontrará o Miradouro do Fial, local de refúgio do escritor João de Araújo Correia. Deste lugar de culto, usufrua da paisagem vinhateira da freguesia de São João de Lobrigos e da cidade da Régua, ladeada pelo Rio Douro. Descanse, pois chegou ao coração da região que é Património Mundial da Humanidade. Aproveite e boa viagem!
Conteúdo produzido pelo Agrupamento de Escolas Santa Marta de Penaguião