Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022
Carolina Pinheiro
Carolina Pinheiro
Psicóloga no Hospital da Luz de Vila Real

Terapia de casal ajuda a ultrapassar dificuldades e a manter a relação saudável

A terapia de casal é um formato de psicoterapia em que os dois membros de um casal são tratados simultaneamente pelo mesmo profissional, um psicólogo ou um psiquiatra.

-PUB-

E apesar de nas sessões de terapia participarem habitualmente os dois membros do casal, sempre que necessário podem ser realizadas sessões em separado.

As sessões de terapia incidem sobre os problemas de cada um e sobre os problemas entre os dois que interferem na sua relação, sendo que o objetivo é melhorar a comunicação e promover uma melhor gestão dos eventuais conflitos, ou seja, levar a que cada um tenha uma melhor compreensão sobre os efeitos das suas características, questões ou problemas individuais na relação, ajudando a que, em conjunto, aprendam a ultrapassar as dificuldades. 

Ao longo da vida a relação de qualquer casal é afetada por muitas mudanças, internas ou externas. Há mudanças que podem ter um impacto importante na relação de um como, por exemplo, dificuldades ao nível da comunicação, o desinvestimento no relacionamento conjugal, dificuldades nos cuidados, na educação e comportamento dos filhos, desinvestimento ou a não gratificação na relação sexual, quando ocorre algum relacionamento extraconjugal ou quando existem conflitos familiares.

O impacto que estas mudanças têm na relação e na dinâmica da família são decisivas para o bem-estar emocional do casal e dos restantes membros da família, particularmente se forem crianças.

Daí que a terapia de casal ajuda a refletir sobre as mudanças que vão surgindo. E é preciso estar atento aos sinais que dão conta de que é preciso procurar ajuda como dificuldades de comunicação, muito negativa/destrutiva, foco no problema, relacionamentos extraconjugais, desinvestimento ou relacionamento sexual não gratificante e/ou falta de desejo, dificuldades na educação e comportamento dos filhos, expectativas irrealistas em relação ao outro ou à relação, e problemas de infertilidade.

Aprender a gerir o stress, a compreender as emoções e comportamentos individuais e a comunicar de forma eficaz ajuda a fortalecer a saúde emocional e o bem-estar de cada um, do casal e da família e a terapia de casal pode ter um papel importante.


Marcação através dos canais digitais: MY LUZ, Messenger e WhatsApp (927 529 648), ou telefone 259 043 970

www.hospitaldaluz.pt/vilareal

Mais Lidas

ASAE encerra dois bares em Chaves 

Jovem detido por tráfico de droga

Homem detido por tráfico de droga

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.