Terça-feira, 28 de Setembro de 2021
©Ana Carvalho

Tocar das castanholas de Contins soou em Mirandela

No âmbito do seu 40.º aniversário, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes tem vindo a promover a exposição “Ofícios com Arte”, onde se pode redescobrir algumas tradições laborais do concelho de Mirandela.

-PUB-

Até ao momento, o museu já foi palco de uma demonstração do ofício da tecelagem, da lã e, desta vez, da arte de produção das Castanholas de Contins.

Jorge Fraga foi o anfitrião da demonstração, não lidasse ele com este ofício há mais de 50 anos. “Esta arte foi-me incutida em 1963, por um ex-maquinista da Comboios de Portugal (CP), porque este instrumento nasce das etiquetas que, antigamente, se colocavam na bagagem que a CP enviava”, explica o artesão, acrescentando que, por outro lado, “o conjunto das tabuinhas onde vinham escritos os endereços das encomendas serviam, também, como instrumento musical”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.