Segundo comunicado da autarquia, “estão em casa, desde esta segunda-feira, os alunos de uma turma do sétimo ano da Escola Secundária de Valpaços, depois de ter sido detetado um caso positivo”. O isolamento profilático “partiu da Direção-Geral da Saúde”, sendo que os alunos serão testados na próxima quinta-feira.
Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal valpacense, apelou, novamente, à responsabilidade de todos, após uma primeira chamada de atenção na semana passada. “É fundamental continuarmos a cumprir. A pandemia ainda não acabou. Embora tenhamos uma taxa excelente de vacinação, isso não significa baixar o nível de cuidados”.
Neste sentido, é preciso “interiorizar que numa pandemia não basta estarmos vacinados”, alertou o autarca, apelando “ao bom senso de todos. Não podemos facilitar. Temos que saber adotar comportamentos responsáveis, manter o distanciamento físico, lavar regularmente as mãos e usar máscara, para o bem de todos”.
De acordo com o último boletim epidemiológico especial da Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, há 32 casos ativos de Covid-19 nesta região. Valpaços é o concelho com o maior número de casos de infeção.