Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!
Barroso da Fonte
Barroso da Fonte
Escritor e Jornalista. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Um país de doidos

Retomo, neste 1º de Maio, o tom romântico das minhas catilinárias a que habituara alguns leitores. Um tema sério me ocupou em doze semanas consecutivas: a fraude em que, ao mais alto nível, envolveram o nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques. Num país de ladroagem generalizada preparam-se para lhe subtrair 2 anos, aos 900 que completará em 2011. No momento em que escrevo esta crónica ouço José Sócrates na RTP, da OVIBEJA, a dizer que em «8 séculos de História...». Oh senhor Primeiro Ministro, olhe que são mais cem anos! Já são nove séculos!

O Senhor anda mesmo atrasado em cem anos! E, num ano em que vão celebrar-se 9 séculos, é um erro gravíssimo! Eu que o tenho defendido quanto posso por ser meu conterrâneo…

Mas enfim! Como vamos ter este ano 3 actos eleitorais e o país anda, em tudo, mas sobretudo em finanças, pelas ruas da amargura, não havendo obras para inaugurar, lembraram-se de festejar antes do tempo, os novecentos anos do «nosso primeiro». Na vida de qualquer medíocre, mais ano, menos ano, não conta. Mas Afonso Henriques é a coluna vertebral da História Portuguesa. Mexendo nela alteram tudo, porque é como se retirassem os pneus a um automóvel. Ruindo os alicerces o prédio cai. Já só

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS