Sábado, 25 de Maio de 2024
No menu items!

Vendas de vinhos do Porto e Douro caem 1%

A comercialização de vinhos do Douro e do Porto rondou os 615 milhões de euros em 2023, registando-se um decréscimo de 1% comparativamente a 2022. O anúncio foi feito pelo presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), referindo que, ainda assim, houve um acréscimo de 4,9% na valorização do preço médio por litro.

-PUB-

De acordo com o IVDP, as vendas de vinhos do Porto e Douro com Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP), atingiram, no ano passado, os 615 milhões de euros, menos 10 milhões que em 2022.

As exportações de vinhos da Região Demarcada do Douro decresceram 4,7%, representando 359 milhões de euros, fruto da instabilidade económica e da perda de poder de compra em muitos dos seus principais mercados.

Segundo Gilberto Igrejas, o mercado nacional ajudou a atenuar a quebra nas exportações, isto porque, “apesar de se vender menos quantidade em relação a 2022, vendeu-se a um preço mais caro”.

De referir que em 2023 a colheita de uvas na região atingiu as 249.514 pipas, mais 7% do que no ano anterior, e que o volume de negócios a nível nacional foi de 256 milhões de euros, devido, em parte, ao turismo e ao canal Horeca (hotéis, restaurantes, bares).

Os principais mercados para os vinhos do Porto são Portugal, França, Reino Unido e Países Baixos e, para os vinhos do Douro são Portugal, Canadá e Reino Unido.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS